10/08/2015

Assembleia Legislativa de Minas Gerais oferece cursos para servidores de Câmaras Municipais


Oportunidade!!!

     Em visita ao site da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), visualizei a seguinte matéria, que copiei na íntegra, para compartilhar com quem possa interessar e que não puderam visitar o site da ALMG, os cursos são virtuais e abordam diversos temas referentes ao Legislativo e com direito a professor da PUC - MG. Ao todo serão 150 vagas.

     "Nesta segunda-feira (10/8/15), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), abre as inscrições para o curso a distância A Câmara Municipal e o Processo Legislativo, que será oferecido de 17 de agosto a 21 de setembro, no ambientevirtual de ensino e aprendizagem. Essa edição, aberta aos vereadores e servidores dos Legislativos municipais, visa a atender especialmente as câmaras de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte, parceiro da ALMG na iniciativa, por meio do Instituto do Legislativo Potiguar.
Estão entre os objetivos do curso: propiciar aos participantes o conhecimento sobre os principais conceitos e entendimentos sobre cada uma das fases do processo legislativo; fazer uma reflexão sobre a crise e os desafios do Poder Legislativo, tendo como referência o papel deste Poder na construção do Estado Democrático de Direito; e promover o compartilhamento de experiências entre vereadores e servidores de diferentes casas legislativas.
Organizado em quatro módulos, o curso abordará, a cada semana, os seguintes tópicos: “As funções do Poder Legislativo”; “Os princípios do processo legislativo e o regimento interno”; “Processo legislativo: iniciativa legislativa” e “Processo legislativo: comissão, votação e conclusão”. As atividades serão ministradas e acompanhadas pelo professor de Direito Constitucional da PUC Minas Guilherme Wagner Ribeiro, que também é professor da ELE e consultor da ALMG.

Alunos participarão de fóruns virtuais

O curso é planejado de forma que o aluno organize o seu tempo de dedicação de acordo com a sua própria conveniência e disponibilidade. A coordenação do curso orienta, no entanto, que o participante dedique em torno de uma hora por dia às atividades e não fique mais de dois dias sem entrar na plataforma, para garantir o cumprimento da carga horária, de 25 horas.
Em cada módulo, o aluno deverá ler a apostila, assistir ao vídeo, fazer os exercícios e participar do fórum de discussão relativo ao módulo em questão. Os participantes devem ter em mãos o regimento interno de suas câmaras para a realização de alguns exercícios.
Inscrições – O prazo para se inscrever vai até 21 de agosto, diretamente no ambiente virtual de ensino-aprendizagem da ALMG, respeitado o limite de 150 vagas. A plataforma solicita aos participantes que acessarem o ambiente pela primeira vez o preenchimento de um cadastro.

Dúvidas e problemas de acesso devem ser encaminhados para o endereço suporte.ead@almg.gov.br."

08/08/2015

Dia do Evangélico em Brasilândia de Minas

Serão nos dias 14 e 15 de Agosto a comemoração do Dia do Evangélico em Brasilândia de Minas, conhecida como Brasilândia para Cristo. Evento realizado pelas Igrejas Evangélicas e pela FASEVP - Fundação de Assistência Social Evangélica Valdomiro Peres na pessoa de seu Presidente, o Pastor da Assembleia de Deus no bairro Bela Vista, Edivalter Ferreira da Silveira e da Prefeitura de Brasilândia de Minas.
Neste ano teremos a participação do cantor Mattos Nascimento que estará louvando a Deus neste evento em nossa cidadecidade, além das apresentações e louvores dos cantores locais de todas as igrejas evangélicas de Brasilândia de Minas.
Estão todos convidados a participarem conosco na Quadra de Esportes no Centro da cidade.

04/08/2015

VI Conferência Municipal de Assistência Social de Brasilândia de Minas


     Participei na última segunda feira (03/08) da VI Conferência Municipal de Assistência Social promovida pela Prefeitura de Brasilândia de Minas, Secretaria de Desenvolvimento Social (Secretário Wagner) e Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. reuniram-se os convidados para a VI Conferência Municipal de Assistência Social no Plenário da Câmara Municipal de Brasilândia de Minas, localizada na Av. Nossa Senhora Aparecida, 1522, Bairro Planalto em Brasilândia de Minas, com o Tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e Lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Tivemos a presença de várias autoridades dentre elas o Prefeito Marden Junior, o palestrante Ivair Pereira da Silva, da Sedese, o Secretário Wagner Soares da Silva, pastores, pastoral da criança, representantes de entidades, etc.
    Destaco aqui a importância da participação de todos: gestores, coordenadores, trabalhadores do SUAS, Conselhos, entidades e usuários. Disse ainda que queremos fazer política pública de assistência social e levantar propostas para melhorias e consolidar o SUAS - Sistema único da Assistência Social. E que a assistência social é direito de todos, é muito importante se juntar em uma reunião democrática: o governo e a sociedade civil para debate de assuntos de interesse de todos.